sexta-feira, 25 de maio de 2007

O primeiro dos posts



Estive pensando em abrir este blog com algo substâncial, algo de estimado valor cultural ou mesmo essencialmente gramático. Depois resolvi optar pelo popular, algo que todos poderiam ler e gostariam de ler e apreciar, mas isso nunca da certo por muito tempo. Então decidi, por fim, dedica-lo a meu lazer mental, uma piada mensal talvez, mas nada além disso, curiosidades e notícias de ultima hora serão dispensadas, aqui será valorizado o interior, as palavras que exorcizam os males, os verbos que simbolizam liberdade e cultura. Uma palavra escrita e uma tecla na mão.
Sejam bem vindos ao mundo de Sangama. (rs)

Pra começar com chave de ouro gostaria de apresentar um trecho da poesia de Fernando Pessoa "Hora absurda":

"(...)
O teu silêncio é uma nau com todas as velas pandas...
Brandas, as brisas brincam nas flâmulas, teu sorriso...
E o teu sorriso no teu silêncio são as escadas e as andas
Com que me finjo mais alto e ao pé de qualquer paraíso...

Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
Minha idéia de ti é um cadáver que o mar traz à praia..., e
entanto
Tu és a tela irreal em que erro em cor a minha arte...

Abre todas as portas e que o vento varra a idéia
Que temos de que um fumo perfuma de ócio os salões...
Minha alma é uma caverna enchida pela maré cheia,
E a minha idéia de te sonhar uma caravana de histriões...

Chove ouro baço, mas não no lá-fora...É em mim...Sou a Hora,
E a Hora é de assombros e toda ela escombros dela...
Na minha atenção há uma viúva pobre que nunca chora...
No meu céu interior nunca houve uma única estrela...

Hoje o céu é pesado como a idéia de nunca chegar a um porto...
A chuva miúda é vazia...A Hora sabe a ter sido...
Não haver qualquer coisa como leitos para as naus!...Absorto
Em se alhear de si, teu olhar é uma praga sem sentido...
(...)"

3 comentários:

João Paulo disse...

blog é sempre bom.
bom te ver por aqui.
espero que escreva mais. tem talento!

soft disse...

"tela irreal em que erro em cor a minha arte..."
Isso é muito bom. Prazer cara! Gostei das palavras iniciais. abs

Pedro Lago disse...

Boa irmão, belo blog, continue assim, sempre buscando a catarse!